Espaço Três Figueiras de Eventos

Escritório: Av. Teixeira Mendes, 524 /201 -  Bairro Chácara das Pedras  -  Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3381-2690 - Celular: (51) 8495-0121
E-mail: espaco@espacotresfigueiras.com
 
MENU
 
Dicas

1) O Vestido da Noiva
Objeto que com certeza mais tira o sono da noiva, principalmente porque é necessário combinar todos os acessórios. É importante que o buquê seja escolhido conforme o modelo do traje, personalidade da mulher e estilo físico. O buquê braçada combina com os modelos tomara-que-caia, frente-única, ombro-a-ombro e os de alça. 
 
O tom de sua cerimônia vai ajudar na escolha de seu buquê. Às vezes, os melhores buquês são os que evocam um significado mais sentimental. "Os buquês redondos devem ser confeccionados com flores românticas tipo rosáceas, os ramalhetes com flores de cabos lisos, e as cascatas com flores longas e delicadas, assim vão parecer mais naturais." Os buquês redondos estão em voga e, além de bonitos, não tampam o vestido, essencial é o sonho. 
 
2) O Local
Deve ser reservado com 1 a 2 anos de antecedência. Igrejas famosas, por exemplo, já têm agenda para 2010. Casamentos aos sábados são mais requisitados que os realizados durante a semana.

3) Organização
Organizar um casamento, não é tarefa fácil. São muitos os detalhes que precisam de acompanhamento: orçamentos, diversos profissionais, prazos a cumprir, tudo isso sem contar os estados emocionais dos noivos, que muitas vezes têm seu tempo limitado para cuidar de tudo.

4) Tipos de Casamento
O casamento é um dos ritos de passagem de nossa vida em sociedade.
Passamos da condição de filhos, solteiros, à esposa ou marido, e pais de família.
É o momento em que anunciamos à sociedade nossa nova posição dentro dela, gerando novas expectativas e responsabilidades.

5) Planejamento
Um bom planejamento é imprescindível para que tudo aconteça da maneira que o casal sonhou, mas que não sabem por onde começar. É importante nesse momento a assessoria de um profissional, para planejar todo o evento e não deixar que nenhum detalhe seja esquecido. Isso tranquiliza os noivos e familiares. A Assessoria personalizada cuida de tudo como um “anjo da guarda”, organizando e planejando o casamento desde a confecção dos convites até a coordenação do cerimonial.

6) Bodas
A própria definição da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários:
 
Casamento: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial. Casamento:sm. 1. União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; núpcias. 2. A cerimônia dessa união. 3. Fig. Aliança, união. (Dicionário Aurélio).
É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo:
 
OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade.
 
DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.
 
Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro.
 
7) Documentação necessária para o Casamento Civil
1) Entregar DOCUMENTAÇÃO COMPLETA no mínimo 30 dias antes do casamento.
 
2) As certidões abaixo referidas devem ser ATUALIZADAS, não podendo ter sido expedidas há mais de 60 dias (prazo entre data das certidões e entrega dos documentos).
 
3) Estando habilitados, a validade da habilitação é de 90 dias (prazo máximo para casarem).
 
4) Certidões e documentos: (trazer cópias, juntamente com os originais, ou cópias autenticadas)
 
5) Solteiros: Identidade e certidão de nascimento.
 
6) Viúvos: 1) Identidade; 2) certidão de nascimento com anotação do casamento e óbito do ex-cônjuge; 3) certidão de casamento com anotação do referido óbito; 4) certidão de óbito do(a) ex-cônjuge.
 
Observação: Se, por ocasião do óbito, haviam filhos e bens, apresentar cópia da partilha.
 
7) Divorciados:1) Identidade; 2) certidão de nascimento com anotação do(s) casamento(s), separação(ões) e divórcio(s) anterior(es); 3) certidão de casamento contendo as mesmas averbações; 4) comprovação da partilha dos bens ou inicial mais sentença homologada pelo juiz (em que conste que os bens já foram partilhados ou que não haviam bens a partilhar).
 
8) Pacto antenupcial: se o regime de bens não for o da comunhão parcial, é necessário fazer o pacto antenupcial, em Tabelionato de Notas, e entregar junto com as certidões.
 
9) Consentimento dos pais: se algum dos nubentes tiver entre 16 e 18 anos de idade, é necessário o consentimento dos pais.
 
Cartórios de Porto Alegre:
 
1ª Zona - Rua Comendador Coruja, 246 (Floresta) f.3225.7900
2ª Zona - Av. Venâncio Aires, 243 (Cidade Baixa) f. 3221.7176
3ª Zona - Rua Moura Azevedo, 364 (São Geraldo) f. 3222.3475
4ª Zona - Av. Osvaldo Aranha, 236 (Bom Fim) f. 3224.1675
5ª Zona - Rua Dr. Armando Barbedo, 480 sl. 501 (Tristeza) f. 3264.3989
6ª Zona - Rua Dona Alzira, 293 (Sarandi) f. 3348.7753
 
8) Documentação necessária para encaminhar seu casamento na igreja
1. Encaminhar o processo de casamento na Igreja à qual casarão, no mínimo 06 meses antes da data do casamento, levando os seguintes documentos:
 
a. Último recibo de conta da luz de um dos noivos, como comprovante de residência;
b. Carteira de identidade de ambos.
c. Batistério de ambos, que é retirado na Cúria, Rua Espírito Santo, 95 Fone: 3228-6199;
d. Certificado do curso de noivos, sendo que a inscrição deve ser feita comantecedência. (Veja Calendário)
2. Participar do ensaio que antecede a cerimônia do casamento, participando da celebração da missa.
 
3. Reservar com antecedência, dia e hora para a cerimônia na Igreja,Informe-se:O casamento civil pode ser realizado junto ao religioso.
 
 
Informações cedidas pela equipe da Pastoral Familiar. www.arquidiocesepoa.org.br